• Adaílson L. Q. Coutinho Filho
  • Maria Elizete de F. Almeida
  • Niselma Martins Ferreira
  • Robson Jose de S. Cordeiro

Câmara de Gurjão se reúne extraordinariamente e aprova dois projetos; um deles que garante adicional de salário para profissionais da saúde

quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Câmara de Gurjão se reuniu na noite desta terça-feira (28), de forma extraordinária, para apreciar dois projetos de lei advindos do Poder Executivo. A sessão ordinária em caráter especial foi presidida pelo vereador vice-presidente Cláudio Marcelo Pereira de Farias, na impossibilidade da presidente Maria Elizete de estar presente, por vivenciar o luto pelo falecimento de seu pai há apenas dois dias.

Na sessão foram analisados e aprovados dois projetos enviados pelo prefeito Ronaldo Queiroz, que versavam sobre as ações de combate e enfrentamento ao coronavírus no município de Gurjão. Um deles pedia a abertura de crédito especial no valor de R$ 300 mil, alterando a Lei Orçamentária Anual, que não previa as ações de combate ao Covid-19 quando aprovada, em dezembro de 2019.

Outro importante projeto aprovado foi o de concessão de adicional de produtividade aos servidores da saúde que estão no enfrentamento ao coronavírus. Os profissionais terão direito a 30% de adicional em cima de seu salário enquanto perdurar a pandemia. Terão direito ao benefício as categorias: enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem, agente de combate a endemias, vigilância sanitária, auxiliar de serviços gerais, motoristas, vigilantes, técnico de imunização, agente de triagem, diretor da atenção básica e odontóloga.

Compareceram ao plenário Agripino de Farias Gurjão, além do presidente, os secretários Niselma Ferreira Martins -1a secretaria e Diogo Coutinho Ramos – 2 secretário, os vereadores Júnior de Morais Teixeira e Robson José de Souto Cordeiro, este de cadeira de rodas em virtude de fratura no pé.

Os vereadores Adaílson Luiz de Queiroz Coutinho Filho e a presidente Maria Elizete de Farias Almeida participaram da sessão virtualmente. Por esse meio também participou o procurador da casa, José Maviael Fernandes e o contador do poder Executivo Joilton Gonçalves, que prestou os esclarecimentos necessários sobre os projetos.

O vereador Gilberto Farias se recusou a receber o convite para sessão e a cópia dos projetos para analisar não comparecendo à sessão. O vereador Alexsandro Cavalcante foi contactado por telefone na segunda, mas a ligação caiu sem que fosse dito do que se tratava e desde então seu telefone permaneceu fora de área.